quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Texto de Roselânia Gerlach Acadêmica Curso Pedagogia UFPEL Polo Camargo



AÇÕES DOCENTES NECESSÁRIAS A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS


Entendo que a escola de hoje é tão diversa, e tende cada vez mais a sê-lo, que pensar em todos os alunos como distintos pode ser mais representativo do que pensar que exista uma média, de um lado, e aqueles que se distanciam dela, de outro. Na verdade, a sociedade se tornou muito heterogênea, e a escola é reflexo disso. Saber lidar com essa realidade, considerando a heterogeneidade como uma riqueza, e não como um problema, é essencial para o sucesso no trabalho das escolas de hoje. Entendo que para que possamos planejar, encaminhar atividades e acompanhar todo o seu processo devemos primeiramente conhecer o todo que envolve a escola desde a sua infraestrutura, Calendário escolar, Projeto, Currículo entre outros.
A demanda de planejar é a etapa mais importante do projeto pedagógico, porque é nela que as metas são articuladas às estratégias e ambas são ajustadas às possibilidades reais.  O planejar é um processo de racionalização, organização e coordenação da atividade do professor, onde podemos articular o que acontece dentro da escola com o contexto em que ela se insere. É um processo de reflexão a respeito das ações e opções ao alcance do professor, por isso a idéia de planejar preciso estar sempre presente e fazer parte de todas as atividades, e não adianta elaborar o planejamento tendo em mente apenas alunos ideais. Precisamos avaliar o que turma já sabe e o que ainda precisa aprender. Só assim poderemos planejar com base em necessidades reais de aprendizagem. Para que um bom planejamento aconteça temos que saber o que vamos ensinar, como vamos ensinar, quando vamos ensinar e o que, como e quando avaliar.
As atividades devem desenvolver a curiosidade, a pesquisa e a discussão entre os alunos. Devemos ter atividades praticas para que ocorra construção, colaboração entre todos os colegas, estimulando a comunicação e a troca de ideias e descobertas.
Propor atividades nas quais os alunos se sintam desafiados a resolver problemas e tomar decisões a respeito do que é preciso estudar, refletir e produzir. Uma aula com boas estratégias promove a curiosidade, a segurança e a criatividade para que o principal objetivo educacional, a aprendizagem, seja alcançado.
Na mediação dos processos individuais, as diferenças devem ser respeitadas e aceitas, pois um professor mediador deve saber as características individuais dos alunos e ser capaz de lidar com as diferenças.
 O professor como mediador deve propor situações diferentes que possibilitem o desenvolvimento da aprendizagem, levando em conta o nível de conhecimento de cada um. Cada professor, ao planejar as situações didáticas, deve refletir sobre os estudantes, considerando o desenvolvimento integral deles, contemplando as características culturais dos grupos a que pertencem e as características individuais, no que se refere tanto aos modos como interagem na escola quanto às bagagens de saberes de que dispõem. Se uma criança está com dificuldade de inserir-se no grupo, é papel do professor planejar estratégias para que ela supere tal dificuldade; caso algum estudante esteja com autoestima baixa e, portanto, demonstre medo de expor seus sentimentos e conhecimentos, é preciso também pensar em como favorecer o desenvolvimento dele.
A observação, o registro, a avaliação e o planejamento são ferramentas metodológicas do professor. Temos que observar se os alunos estão aprendendo, como estão aprendendo, quanto maior for a clareza do professor sobre o que quer saber, mais facilidade encontrará na sua observação. A observação está presente nas diferentes atividades de um professor, pois na observação está a busca de compreender cada vez melhor seus alunos.
Neste sentido a observação busca saber como trabalham na sala de aula, quais seus interesses, suas dificuldades e facilidades, sua forma de relacionar com os colegas, com o professor e suas características pessoais: timidez, tranquilidade, agitação, concentração, habilidades, sua forma de pensar. Ao acompanhar o desenvolvimento das ações planejadas, o professor avalia sua própria ação, notando os aspectos onde planejou de acordo com a realidade de sua classe e nos momentos onde se afastou dela.
A observação cumpre um papel relevante ao contribuir para a percepção da realidade - objeto do registro do professor. Ela faz notar o que não aparece com evidência e que exige saber ver, ouvir e interpretar. É possível concluir que a observação é elemento importante nos atos de registrar, avaliar e planejar, instrumentos metodológicos de todo professor.
Para o professor o registro da sua prática constitui importante instrumento de aperfeiçoamento do seu trabalho. Isso acontece porque ao registrar, representa sua experiência através de um objeto concreto, feito de palavras, que podem ser lidas, revisadas e analisadas. Trabalhando com essa representação, ele é estimulado a repensar a prática ali representada. Poderá descobrir atitudes que deveriam ter sido tomadas, destacar as alternativas adequadas que foram utilizadas e todo um conjunto de procedimentos que levariam a melhores resultados.











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