AÇÕES DOCENTES
NECESSÁRIAS A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Entendo que a
escola de hoje é tão diversa, e tende cada vez mais a sê-lo, que pensar em
todos os alunos como distintos pode ser mais representativo do que pensar que
exista uma média, de um lado, e aqueles que se distanciam dela, de outro. Na
verdade, a sociedade se tornou muito heterogênea, e a escola é reflexo disso.
Saber lidar com essa realidade, considerando a heterogeneidade como uma
riqueza, e não como um problema, é essencial para o sucesso no trabalho das
escolas de hoje. Entendo que para que possamos planejar, encaminhar atividades
e acompanhar todo o seu processo devemos primeiramente conhecer o todo que
envolve a escola desde a sua infraestrutura, Calendário escolar, Projeto, Currículo
entre outros.
A demanda de planejar é a etapa
mais importante do projeto pedagógico, porque é nela que as metas são
articuladas às estratégias e ambas são ajustadas às possibilidades reais. O planejar é um processo de
racionalização, organização e coordenação da atividade do professor, onde
podemos articular o que acontece dentro da escola com o contexto em que ela se
insere. É um processo de reflexão a respeito das ações e opções ao alcance do
professor, por isso a idéia de planejar preciso estar sempre presente e fazer
parte de todas as atividades, e não adianta elaborar o planejamento tendo em
mente apenas alunos ideais. Precisamos avaliar o que turma já sabe e o que
ainda precisa aprender. Só assim poderemos planejar com base em necessidades
reais de aprendizagem. Para que um bom planejamento aconteça temos que saber o
que vamos ensinar, como vamos ensinar, quando vamos ensinar e o que, como e
quando avaliar.
As atividades devem desenvolver a
curiosidade, a pesquisa e a discussão entre os alunos. Devemos ter atividades
praticas para que ocorra construção, colaboração entre todos os colegas, estimulando
a comunicação e a troca de ideias e descobertas.
Propor atividades nas quais os alunos se sintam
desafiados a resolver problemas e tomar decisões a respeito do que é preciso
estudar, refletir e produzir. Uma aula com boas estratégias promove a
curiosidade, a segurança e a criatividade para que o principal objetivo
educacional, a aprendizagem, seja alcançado.
Na mediação
dos processos individuais, as diferenças devem ser respeitadas
e aceitas, pois um professor mediador deve saber as características
individuais dos alunos e ser capaz de lidar com as diferenças.
O professor como mediador deve propor
situações diferentes que possibilitem o desenvolvimento da aprendizagem,
levando em conta o nível de conhecimento de cada um. Cada
professor, ao planejar as situações didáticas, deve refletir sobre os
estudantes, considerando o desenvolvimento integral deles, contemplando as
características culturais dos grupos a que pertencem e as características
individuais, no que se refere tanto aos modos como interagem na escola quanto
às bagagens de saberes de que dispõem. Se uma criança está com dificuldade de
inserir-se no grupo, é papel do professor planejar estratégias para que ela
supere tal dificuldade; caso algum estudante esteja com autoestima baixa e,
portanto, demonstre medo de expor seus sentimentos e conhecimentos, é preciso
também pensar em como favorecer o desenvolvimento dele.
A
observação, o registro, a avaliação e o planejamento são ferramentas
metodológicas do professor. Temos que observar se os alunos estão aprendendo,
como estão aprendendo, quanto maior for a clareza do professor sobre o que quer
saber, mais facilidade encontrará na sua observação. A observação está presente
nas diferentes atividades de um professor, pois na observação está a busca de
compreender cada vez melhor seus alunos.
Neste
sentido a observação busca saber como trabalham na sala de aula, quais seus
interesses, suas dificuldades e facilidades, sua forma de relacionar com os
colegas, com o professor e suas características pessoais: timidez, tranquilidade,
agitação, concentração, habilidades, sua forma de pensar. Ao acompanhar o
desenvolvimento das ações planejadas, o professor avalia sua própria ação,
notando os aspectos onde planejou de acordo com a realidade de sua classe e nos
momentos onde se afastou dela.
A
observação cumpre um papel relevante ao contribuir para a percepção da realidade
- objeto do registro do professor. Ela faz notar o que não aparece com
evidência e que exige saber ver, ouvir e interpretar. É possível concluir que a
observação é elemento importante nos atos de registrar, avaliar e planejar,
instrumentos metodológicos de todo professor.
Para o professor o registro da
sua prática constitui importante instrumento de aperfeiçoamento do seu
trabalho. Isso acontece porque ao registrar, representa sua experiência através
de um objeto concreto, feito de palavras, que podem ser lidas, revisadas e
analisadas. Trabalhando com essa representação, ele é estimulado a repensar a
prática ali representada. Poderá descobrir atitudes que deveriam ter sido
tomadas, destacar as alternativas adequadas que foram utilizadas e todo um
conjunto de procedimentos que levariam a melhores resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário